Há duas horas de Las Vegas, já chegando em território californiano você poderá conhecer o lugar mais quente e seco na América do Norte, o Parque Nacional Death Valley. Mesmo com o nome pouco animador (no português chamado de “Vale da Morte”), a enorme reserva, que fica a 282 metros abaixo do nível do mar na Bacia de Badwater, está longe de não ter vida. Ao contrário disso, são mais de mil espécies de plantas que habitam esse solo, sendo que 50 delas, não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, apenas em Death Valley.
Gostou de saber isso? Então você vai ficar mais feliz em saber que o lugar, que recebe quase um milhão de visitantes por ano, pode ser visitado qualquer em qualquer data do calendário, assim você terá a chance de conhecer ainda mais sobre os encantos que só o deserto de Mojave pode te oferecer.
Um desses encantos fica para quem aprecia vistas privilegiadas do céu. Um dos chamarizes que atraem turistas de todo o globo fica em função do “tapete estrelado” que o parque apresenta. Sendo um dos mais sombrios céus noturnos nos Estados Unidos, sua qualidade de ar e visibilidade à noite ainda não sofreram os efeitos da civilização, se tratando em particular da luminosidade de Las Vegas. Os céus mais escuros, em geral localizado no noroeste do parque, traduzem toda beleza que as estrelas podem mostrar com seus feixes de brilho arrebatadores.
História
Reza a lenda que em 1849 emigrantes com destino aos campos de ouro da Califórnia que passavam por um calvário de dois meses com fome e calor após sobreviverem à experiência, um dos últimos homens a sair olhou para baixo de uma montanha no vale e disse: “Adeus, Vale da Morte”. Por essa citação, o lugar ficou conhecido com esse nome mórbido até os dias de hoje.
Atividades
Lembrando sempre que essa é uma uma ótima oportunidade para quem gosta de contato com a natureza. A pessoa que for explorar o lugar, deve ter em mente que o respeito com a vida local deve ser rigorosamente respeitado. Essa é uma observação que vale a pena ser frisada, isso porque, muitos turistas, sem má fé, acabam levando algum “pedacinho” do lugar, como pedras, plantas ou muitas vezes para tentar agradar, até alimentam alguns animais, quando avistados. Por mais que essas atitudes pareçam inocentes e sem grandes abalos, essa não é uma prática que deve ser seguida, afinal se cada um que for visitar o local levar algo de lá, logo o equilíbrio do parque ficaria comprometido, concorda? Enfim, essa foi uma breve orientação para que você não passe nenhuma “saia justa” com os funcionários do parque, ok?
Dada às dicas, vamos ao momento prático! Desde caminhas em grupos e reservas em acampamentos até pedaladas de bike, tudo isso pode ser feito pelo parque. Mas para que tudo saia perfeito, é bom que você saiba das restrições adotadas pelo local. Confira:
– O tamanho do grupo durante a noite é limitado no máximo até 12 pessoas e não mais do que 4 veículos. Grupos maiores terão que se dividir.
– Fogueiras não são proibidas.
– Animais de estimação não são permitidos em trilhas ou no deserto.
Fique sabendo!
Além de poder aproveitar toda beleza externa da reserva, Death Valley ainda oferece três entretenimentos educativos cobertos. Veja:
Furnace Creek Visitor Center
É um centro de exposições, cinema e livraria que tem como missão responder as principais responder perguntas dos aventureiros sobre o parque. Programas apresentados durante a principal época de visitação, de novembro a abril, incluem programas de assuntos variados.
Scotty Castle & Visitor Center
Essa é uma mansão de estilo espanhol que foi construída nos anos de 1920. Por lá, é possível fazer um tour guiado para conhecer o interior do edifício com direito a uma visita ao sistema de túneis subterrâneos. Ao final do passeio uma livraria localizada no centro no local, oferece alem de boa leitura, um cantinho para sanduíches e bebidas rápidas.
Borax Museum
Um museu de propriedade privada localizada no Furnace Creek Ranch . A exposição inclui uma coleção de minerais que contam a história do mineral bórax muito explorado na região de Death Valley antigamente.
Últimas orientações
Seja para passar um agradável dia ou até mesmo acampar, NUNCA se esqueça de levar MUITA água. Estamos falando em lidar não só com o calor (que facilmente passa os 40 graus), como também com um tempo extremamente seco. Por isso, antes de por o pé na estrada confira se seu estoque de líquido está devidamente abastecido, e se o protetor solar também está na mala. Combinado?
Veja esse video e se encante com esse local:
Foto: Divulgação/Internet
Video: Alex Rivest
Texto: Alice Camargo