Conhecida como uma das séries mais inusitadas da TV a cabo, o programa Trato Feito mostra a rotina de uma casa de penhoras localizada em Las Vegas, EUA.
Las Vegas é a cidade do entretenimento, considerada por muitos como a “disneylândia dos adultos”. Atrações inéditas, cassinos gigantescos, arquitetura espetacular, shows deslumbrantes e várias outras características contribuem para a surrealidade local. Mas foi exatamente nesta cidade que tem a fantasia como seu maior atrativo que uma família conseguiu se destacar e fazer fortuna com algo bem real.
As negociações feitas diariamente em uma simples casa de penhoras (Gold & Silver Pawn Shop) se tornaram famosas após serem exibidas pelo The History Channel no programa Trato Feito, sucesso no Brasil e em vários outros países. As características deste negócio pouco comum — principalmente para os brasileiros — mantêm o interesse do público e tem conquistado cada dia mais telespectadores.
Pelos balcões desta loja já foram negociados os mais inusitados objetos, como instrumentos musicais, itens autografados, brinquedos antigos, objetos que as vezes nem se sabe a real função, armas, carros, motos e até inveções diversas, criadas na tentativa de conseguir obter uma boa quantia em troca.
O negócio é administrado por três gerações de homens de uma mesma família – o avô Richard, o filho Rick e o neto Corey. Mas é o carisma da família Harrison que garante o sucesso do programa, que se transformou em um dos shows de maior audiência na televisão a cabo nos EUA, com média de 5 milhões de espectadores por semana.
Segundo Rick Harrison, um dos protagonistas deste reality show, aproximadamente 3.000 pessoas visitam o local diariamente. Rick calcula que a cada semana cerca de 100 brasileiros visitam o local, mas ao contrário dos outros visitantes, os brasileiros normalmente não querem vender nada, apenas conhecer, tirar fotos e comprar souvenirs.
Localizada no centro antigo de Las Vegas, a loja é tão procurada que não é raro ver longas filas ao lado de fora do estabelecimento. Antes de ir até o local é bom saber que a família Harrisson raramente fica na loja nos dias normais. Com a grande demanda eles contrataram funcionários e devido ao assédio do público os astros do programa aparecem na loja de penhoras apenas nos dias das gravações.